Mainha faz 60 anos. Mandou buscar os seis irmãos (todos mais velhos) na Paraíba. Conseguiu trazer cinco, e botou todos numa van no Terminal Tietê. Depois de Mercadão e Famiglia Mancini na segunda, hoje foi meu dia de guia turístico.
Fiquei tão empolgado que até li (30 segundos) uns guias que tinha em casa. O resto foi da cabeça mesmo, inventado ou não. Fiz o meu roteiro clássico, já testado com cobaia australiana.
Começou na Liberdade, olhadinha rápida, entra num daqueles supermercados. "São Paulo é a cidade que tem a maior colônia japonesa fora do Japão". Pela janela da van: "aquele é o Lika, um dos melhores sushis da cidade". Já foi, pelo menos.
Pátio do Colégio. "Aqui, o Anchieta blá blá blá. Pra lá, o rio Tamanduateí blá blá blá...". Descia da van, achava um lugar meio vazio no meio do povo correndo de um lado pro outro, e começava. Me sentindo mesmo o próprio.
Próxima parada, Banespa. Edifício Altino Arantes. 1947. Cópia do Empire States. E no caminho, eu contando o povo, cadê a tia Marcina? Espera, tio Pedrinho! Rua Boa Vista, Wall Street paulistana, Bovespa e BM&F.
A história que eu mais gosto de contar é do edifício Martinelli. Depois da exposição de fotos que eu vi no Sesi, fiquei metido. "Tem só 26 andares, mas na época [1929] parecia uma loucura. Nas fotos, só sobradinhos e um gigante no meio. Hoje, foi engolido pelos arranha-céus. O Giuseppe Martinelli se mudou pro 26º andar pra convencer as pessoas de que era seguro morar num lugar tão alto. Nos anos 70, virou cortiço". E entorta o pescoço pra ver.
Depois sobe no Banespa. Aí eu me empolgo mesmo. "Pra lá, Mercadão. Pra cá, minha casa. A avenida São João, o Minhocão..." Ufs. Os grupos de colégio ficavam perseguindo a gente. E a gente fugindo. Grupo de colégio não dá! Ainda bem que fiz colégio em São Paulo numa série em que adolescentes já achava uó fazer excursão. Ou era o meu colégio que não fazia mesmo.
Finaliza com viaduto do Chá, Teatro Municipal e Barão de Itapetininga. Tia Marcina: "Já pode arrumar outra profissão. Guia turístico". Minha mãe: "Essa é só um treino pra viagem que faremos pra Portugal em dois anos". Opa, precisando de guia, estou nessa. Basta pagar passagem, comida e duas garrafas de gim no Duty Free que eu vou na boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário