segunda-feira, maio 3

Pizza domingueira

Se tem um hábito paulistano que eu incorporei ao me naturalizar foi o de comer pizza no domingão de noite (comer pizza fria na segunda de manhã não foi um deles). É daquelas rotinas da vida que você segue quase que por princípio, como ouvir CBN de manhã ou ter um lado certo pra começar a passar sabonete.

A pizza completa o seu domingo. É como quando você está nadando de costas na academia e tem umas bandeirinhas pra avisar o fim da piscina. Quando chega a hora da pizza, você sabe que a semana está acabando de novo e que dali a poucas horas começa de novo outra segunda, pra tentar tudo de novo no meio e começar pizza no fim.

Descobri agora que "A Esperança" (poderia me empolgar na metáfora, mas o estômago cheio de mozzarella não merece) entrega aqui, tido com uma das mais tradicionais, especialmente pela margherita e tal. Achei o cardápio procurando o da Império da Pizza, que antes era Manzalli, que entregava as pizzas da promoção por 12 pilas com uma cocona 2 litros. Essa saiu R$ 28 (!!!) com coquinha 1,5 litro. Coloquei na conta do busão que eu economizei pra voltar de Guararema.

Como sempre, comi demais, mas devorei os primeiros pedaços babando de felicidade, cheios de azeite e tomando coca bem geladinha de canudo. Quase que eu não preciso de mais nada.

Aproveitando, top 10 pizzarias:
  1. Castelões do Brás
    Só acreditei depois que fui. Vale o rolê, vale até se perder na zona leste. A pizza que chama Castelões é surreal. O vinho da casa é muuuito doce, mas parece que casa com o conjunto da obra.
  2. Braz (três endereços)
    Combinação perfeita: melhor chope, com a melhor pizza. Affumicata é muito boa. Com chopinho paulista, demais, não? Até pode ser num sábado essa.
  3. I Vitelloni
    Não bastasse ter uma pizza inacreditável (fuja dos sabores tradicionais), tem sorvete de erva cidreira na sobremesa. Ou estou confundindo? Vai lá, é apertado e fofo. Ah, tinha uma vez um sorvete de tangerina dentro da casca da tangerina. Demais.
  4. Galpão da Pizza
    Conheci há pouco tempo, fica na Pompéia. Lugar ajeitado e bem gostosinho.
  5. Cactus (in memoriam)
    Ficava na Aspicuelta, fechou faz uns bons cinco ou seis anos. Alguém descobre onde foi para o cara que fazia sensacional pizza de cream cheese com alho poró? [lágrimas]
  6. 1900
    O barulho lá no salão é foda, mas é uma das pizzas mais gostosas entre as que entregam em casa. Fora que tem uma parceria com o restaurante lá de Toque Toque (aka praia). Gratinata é podrona (queijo plus), mas eu adoro.
  7. Oficina da Pizza
    Faz zilênios que não vou, mas lembro de ser bem boa. E com ambiente bacanuds.
  8. Carrieri
    Menção honrosa por ser a mais gostosa da Aclimação. Tem até chope Warsteiner (o da sainha). Ah, e a única máquina da Visa Electron móvel (vem até o seu apê, uh!) que eu já vi. Sim, a pizza também é muito boa.
  9. Pedaço da Pizza
    Menção honrosa pelo horário que fecha. E a pizza de shimeji com couve é muito boa mesmo. Combina com cerveja long neck.
  10. Fratello
    Menção honrosa por ser a primeira pizza com gosto de pizza de paulista que eu comi em Brasília. Detalhe do diálogo cliente-garçom: "O ketchup, por favor?" "Desculpe, não temos, só azeite". 10 mil pontos.

Nenhum comentário: